spot_img
spot_img

Unimar recebe o 30º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo

spot_img

Mais notícias

 

A Universidade de Marília (Unimar) recebe, entre os dias 27 a 29 de junho, um dos mais importantes eventos da comunidade médica ortopédica: a 30ª edição do Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo (COTESP), organizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional São Paulo (SBOT-SP). O evento contará com palestras, mesas-redondas e workshops conduzidos por renomados especialistas nacionais e internacionais.

O tema central deste ano é “Atualizações nas indicações e técnicas cirúrgicas: ombro, mão, joelho e trauma”, abordando os mais recentes avanços e práticas na área. Além das atividades científicas, a programação inclui a “Jornada de Residentes”, que é um encontro dedicado à preparação dos residentes para o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), que contemplará exame físico em mão e punho, coluna, quadril, joelho, pé e tornozelo, ombro e cotovelo; exame de habilidades (pavilik e sutura), além de prova teórica.

De acordo com o médico responsável pelo Congresso em Marília, Dr. Vitor Barion, o COTESP é o principal evento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia da Regional São Paulo. Além disso, é a primeira vez que a cidade recebe o encontro: “É muito importante e gratificante a realização desse congresso em Marília, pois contaremos com a presença dos colegas de maior expressão dentro de cada especialidade da ortopedia e traumatologia no estado de São Paulo, além de professores de relevantes escolas médicas”, explica.

Barion acredita que o impacto do encontro será muito grande para a área da saúde na região, pois além da possibilidade de aumentar o conhecimento, atualizar os profissionais com as novas técnicas e tratamentos, todos terão a possibilidade de um contato bem próximo com os colegas de diversos locais.

“A programação científica beneficiará todos participantes pois será abordado o que existe de mais atual em cada especialidade da ortopedia e traumatologia. A sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia tem uma prova muito bem elaborada para obtenção do título de especialista, e a realização dessa jornada do residente junto com o Congresso é muito importante, pois além de treinar diferentes técnicas cirúrgicas em modelos de plásticos e modelos anatômicos, eles passarão por um teste simulado e ainda terão a oportunidade de manter contato com todos os professores”, conta o médico.

A submissão de trabalhos no 30º COTESP termina no próximo dia 19 de maio e deve ser feita pelo site https://sbotsp.nuvent.com.br/30-o-cotesp. A programação completa das atividades que ocorrerão na Reitoria da Unimar também pode ser acessada pelo site.

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária, Dra. Fernanda Mesquita Serva, considera a parceria importante para o fomento de pesquisa na área médica. “Agradecemos à comissão organizadora do 30º COTESP por acreditar na parceria com a Universidade de Marília, pois eventos como este, não apenas enriquecem academicamente nossos profissionais, professores e alunos, mas também têm um impacto significativo em nossa cidade e região. A troca de conhecimentos e experiências promovida por esse congresso não se limita aos muros da universidade, mas se estende para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional”, celebra.

A extensão universitária, segundo Fernanda,  é uma parte fundamental da missão da Universidade. “ Iniciativas como esse congresso são exemplos claros de como buscamos ir além do ensino e da pesquisa, impactando positivamente a sociedade em que estamos inseridos. Desejo que todos os participantes aproveitem ao máximo essa oportunidade única de aprendizado e networking”, comenta.

Para o Reitor da Universidade, Dr. Márcio Mesquita Serva, receber a 30ª edição do Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo (COTESP) é motivo de orgulho. “É com grande satisfação e orgulho que sediaremos este encontro. Será uma grande oportunidade de atualização e aprimoramento para os profissionais, para os docentes e para nossos alunos. Este Congresso reforça o compromisso da Unimar com a excelência acadêmica e o avanço científico na área médica”, explica.

O Reitor ainda destaca que o curso de Medicina da Universidade de Marília segue investindo em atualização e ações que oportunizem ainda mais a qualificação da comunidade acadêmica. “A nota máxima em avaliação in loco do Ministério da Educação para o nosso curso de Medicina é um reflexo do nosso comprometimento com a qualidade do ensino e da formação dos futuros profissionais da saúde. Desejamos a todos um Congresso produtivo e enriquecedor, repleto de trocas de conhecimento e experiências, que contribuam significativamente para o desenvolvimento da medicina e o bem-estar da sociedade”, finaliza.

O presidente da SBOT-SP, Marcelo Ubirajara, expressa sua expectativa para o evento. “Desejo que seja um congresso interessante para todos. A ideia de trazer o Cotesp para Marília é promover uma maior integração com os ortopedistas do interior de São Paulo, aproximando a SBOT/SP de seus associados e facilitando o acesso aos colegas do interior”, destaca.

Marília
nuvens quebradas
17 ° C
17 °
17 °
94 %
1.1kmh
52 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
30 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias