spot_img
spot_img

Professor Emerson: Dia dos Povos Indígenas

spot_img

Mais notícias

Professor Emerson

Hoje participei das atividades no Instituto Educacional Sagrada Família de Marília, referente ao Dia dos Povos Indígenas que é uma data comemorativa criada em 1943, com o nome de Dia do Índio. A criação dessa data se deu por conta de uma orientação de um evento que aconteceu em defesa dos povos indígenas no México, em 1940.

A alteração no nome para Povos Indígenas ocorreu em 2022, refletindo o reconhecimento das múltiplas etnias e tira nome dado a eles por colonizadores nas Américas.

Apesar do censo demográfico de 2022, o Brasil tem 1,7 milhão de pessoas Indígenas, o que representa 0,83% da população total do país, observamos principalmente nos últimos anos um ataque em seus territórios fruto na maioria das vezes baseados em interesses econômicos por meio de garimpos ilegais.

Por isso, não devemos em pleno século XXI, lembrar essa data com atividades que promovam o estereótipo desse povo por meio de adereços ou pinturas.

Essa data deve ser lembrada pela luta desses povos tradicionais por reconhecimento de direitos e respeito às tradições milenares.

Devemos lembrar que cuidar das áreas demarcadas dos Indígenas principalmente na região Amazônica é preservar a vida desse povo e de todo o planeta.

Nesse 19 de Abril devemos lembrar e defender o direito desse povo viver e cuidar de suas terras que com certeza ajudará muito na preservação ambiental, evitando esse desequilíbrio climático que estamos vivenciando nos tempos atuais.

Comemorar essa data é um grito de alerta e luta, para o povo Indígena e de garantia de preservação na vida do planeta.

Professor Emerson, pré-candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores

Marília
nuvens quebradas
17 ° C
17 °
17 °
94 %
1.1kmh
52 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
30 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias