spot_img
spot_img

5 dicas para o sucesso do franchising no mercado de alimentação, por Leandro Rampazzo

spot_img

Mais notícias

*Leandro Rampazzo

O mercado de alimentação é um campo vasto e diversificado, onde empreendedores podem encontrar oportunidades pelas mais variadas experiências no universo Gastronômico.

Com uma variedade de opções que vão desde os mais tradicionais restaurantes até conceitos inovadores, o setor de alimentação oferece um terreno fértil para o crescimento e a expansão dos negócios principalmente através do modelo de franquias. No entanto, entrar nesse mercado competitivo exige mais do que apenas uma boa ideia e paixão pela culinária. É necessário um planejamento estratégico sólido e a adoção de práticas comprovadas para garantir o sucesso a médio e longo prazo.

Nos últimos anos, a indústria alimentícia no Brasil tem vivido um cenário positivo. Em 2022, o setor ultrapassou, pela primeira vez na história, R$1 trilhão em faturamento. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), que também mostram que o setor de alimentos e bebidas registrou aumento de 16,6% no faturamento e de 2,5% na produção em 2022 em relação a 2021.

Quando falamos em franquias, a pesquisa setorial da ABF 2023 (Associação Brasileira de Franchising), mostrou que o segmento de alimentação de franquias faturou R$51,9 bilhões em 2022, o equivalente a 24,5% de todo o faturamento do franchising nacional no ano anterior.

Neste contexto, o franchising emerge como uma oportunidade atraente para empreendedores que desejam ingressar no mercado de alimentação. Ao optar por uma franquia, os empresários buscam um modelo de negócio que tenha sido testado e comprovado, e procura além de suporte da marca uma rede já estabelecida.

No entanto, é necessário um conjunto de habilidades e estratégias para que as franquias no setor alimentício prosperem. Confira:

1. Escolha do conceito e marca adequados

O primeiro passo para o sucesso no franchising de alimentação é investigar o mercado para identificar tendências e demandas do consumidor, procurando por conceitos que estejam alinhados com seu perfil, valores e interesses. Além disso, avalie a reputação da marca, seu histórico e suporte oferecido aos franqueados. Optar por uma marca estabelecida e com uma proposta única de valor pode fazer toda a diferença no desempenho do seu negócio.

2. Localização estratégica

A localização pode ser um dos fatores mais críticos para o sucesso de uma franquia de alimentação. Escolha cuidadosamente o local para sua unidade, considerando entre outras coisas o fluxo de pedestres, acessibilidade, concorrência e perfil do público-alvo. Uma localização estratégica pode atrair mais clientes e aumentar o potencial de vendas, também esteja atento às regulamentações locais, normas de zoneamento e requisitos de licenciamento antes de estabelecer seu negócio.

3. Padronização e consistência operacional

A padronização e consistência operacional são fundamentais para manter a qualidade e a reputação da marca em todas as unidades franqueadas. Certifique-se de seguir rigorosamente os procedimentos operacionais padrão (POP) estabelecidos pela franqueadora. Isso inclui desde a preparação dos alimentos até o atendimento ao cliente e a gestão de estoque, assim, treine sua equipe de forma adequada e regular, garantindo que todos os colaboradores estejam alinhados com os padrões de qualidade e serviço da marca.

4. Foco na experiência do cliente

A experiência do cliente desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer negócio de alimentação. Invista na criação de uma experiência memorável e positiva para seus clientes, desde o ambiente do restaurante passando pelo atendimento até a qualidade dos produtos. Busque constantemente feedback dos clientes e esteja aberto a fazer ajustes conforme necessário e alinhado com a marca franqueadora. Lembre-se de que clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e recomendar sua franquia para outras pessoas.

5. Inovação e adaptação

Por fim, para se destacar no competitivo e próspero mercado de alimentação, é essencial que franqueados e franqueadores estejam atentos às novidades do mercado, novas tecnologias e mudanças nas preferências do consumidor, buscando maneiras de melhorar e diferenciar seu negócio, seja através de novos produtos, serviços ou experiências. Esteja disposto a se adaptar rapidamente às mudanças e a evoluir com o tempo para garantir a relevância e o sucesso de sua franquia.

*Leandro Rampazzo é CEO da Godiva Propaganda, agência full service/360º

Marília
céu pouco nublado
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
42 %
2.4kmh
17 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
31 °
dom
31 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias