Reeleito para o quinto mandato de vereador em Oriente, mariliense Salgadinho transforma experiência pessoal em plataforma de trabalho pela saúde pública
com JORNAL DO POVO
Salgadinho com a esposa Cláudia e o filho Fernando
Reeleito para exercer o quinto mandato como vereador em Oriente, o mariliense Sérgio Ricardo Marques Mattar, 51 anos, conhecido como Salgadinho, transformou a sua luta e superação contra um câncer em plataforma de trabalho como parlamentar.
Em 2021, ele já cumpria seu quarto mandato como vereador quando foi diagnosticado com a doença no grau máximo no colo baixo reto e iniciou o tratamento. “Muita fé e gratidão a Deus pela vida, gratidão à família e aos amigos e todos que oram e nos apoiam nessa caminhada”, afirma Salgadinho.
Para se ter uma ideia da trajetória dele nesta lição de fé e persuasão, ele passou por diversas cirurgias para retirada de cinco órgãos, entre eles a vesícula, o apêndice e 70% do fígado, além de 17 centímetros do intestino e foi ostomizado em definitivo.
Já fez 28 sessões de radioterapias e 63 de quimioterapias. Passou 12 vezes pelos centros cirúrgicos e ficou dois meses internado.
“Todo o meu tratamento é pelo SUS. Nesta minha luta, conheci todos os caminhos e as maiores dificuldades dos pacientes oncológicos, especialmente, e outros em geral na saúde pública, bem como as dificuldades das equipes de profissionais do setor e dos hospitais”, afirmou Salgadinho ao JORNAL DO POVO.
No caso dos pacientes, especificamente, o vereador prioriza propostas com solicitações de melhorias no transporte e agilidade nas realizações de consultas, exames e cirurgias, além de outros procedimentos, buscando a redução de filas. “O sistema é complexo, tem burocracia e trâmites, mas buscamos fazer a nossa parte encaminhando as demandas e sugestões”, explicou Salgadinho.
Ele disse que mesmo antes de sua experiência pessoal no tratamento, sempre priorizou o setor de saúde pública em suas atuações como vereador. “Através do deputado estadual Vinicius Camarinha consegui ambulâncias e outras melhorias com a destinação de emendas parlamentares para Oriente”, lembrou.
Salgadinho tem vínculo de amizade com a família Camarinha e considera Abelardo como seu padrinho político. “Muita gratidão a ele, que sempre me apoiou e me orientou em todos os sentidos. O Camarinha, o Carlinhos Garrossino, com quem trabalhei por 15 anos, o Vinicius, muita gente boa que tenho orgulho de tê-los como amigos”.
Salgadinho, motorista profissional, se mudou para Oriente no ano 2000. “Decidi mudar pela qualidade de vida em Oriente”, explicou. Ele exerce mandatos na Câmara daquela cidade desde a sua primeira eleição, em 2004. Atuou nas legislaturas 2005/2008, 2013/2016, 2017/2020 e na atual, 2021/2024. “Fazemos a política do bem, do diálogo e buscando sempre o melhor para a nossa cidade”, disse.
Salgadinho com o prefeito reeleito, Matheus e o vice, Cris
Reeleito com 153 votos, ele projeta um novo mandato de muito trabalho para a legislatura 2025/2028. “As demandas são grandes e vamos continuar com o trabalho pelo desenvolvimento de Oriente”, observou.
Filho do gerente comercial aposentado Carlos Arthur Mattar e Maria Aparecida Marques Mattar, Salgadinho é casado com Cláudia Valéria Caffer, nascida em Oriente e tem um filho, Fernando Caffer Mattar, de 18 anos, também nascido em Oriente.