spot_img
spot_img

Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação cria programa para gestão de 53 Conselhos Municipais

spot_img

Mais notícias


o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yoiti Del Bianco Yamamoto

Conselheiros passaram por treinamento e a partir de agora estarão alimentando portal que terá dados dos 53 Conselhos

A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação promoveram na segunda-feira, dia 5 de junho de 2023, treinamento para apresentação do novo sistema desenvolvido para todos os Conselhos Municipais de Marília. A iniciativa tem como objetivo revolucionar a gestão pública, fortalecer a participação cidadã e promover a transparência nas decisões e processos dos conselhos.

Atualmente são 53 Conselhos Municipais que abrangem a administração direta – a exemplo do gabinete do prefeito e de Secretarias, como Educação e Saúde, entre outras – e administração indireta – a exemplo da autarquia do Departamento de Água e Esgoto de Marília, Empresa de Mobilidade Urbana de Marília e Instituto de Previdência do Município de Marília, o Ipremm. O sistema dos Conselhos Municipais foi desenvolvido com base nas melhores práticas de governança digital e participação social. Ele oferece uma plataforma intuitiva e de fácil acesso, permitindo que os conselheiros, gestores e comunidade interajam de maneira eficiente e transparente.

Gestão de documentos, agenda e convocações, comunicação e interação e acompanhamento de processos estão entre os principais recursos do novo sistema. “Estamos muito satisfeitos em apresentar esse novo sistema dos Conselhos Municipais de Marília. Ele representa um avanço significativo na gestão pública, promovendo a participação cidadã e fortalecendo a transparência nas decisões dos conselhos. Acreditamos que essa plataforma será uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e eficientes”, afirmou o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yoiti Del Bianco Yamamoto. A partir de agora, o sistema está sendo alimentado pelos próprios conselheiros, e pela gestão municipal, com informações e dados fundamentais. Todo o sistema poderá ser acessado através do portal que, em breve, será colocado no ar para navegação.

A implementação do novo sistema dos Conselhos Municipais de Marília representa um marco na modernização da gestão pública, fortalecendo a participação cidadã e a transparência nos processos de tomada de decisão. “Com essa inovação, nossa gestão reafirma seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade e o princípio constitucional da publicidade dos atos públicos”, considerou o prefeito de Marília, Daniel Alonso. O chefe do Poder Executivo ressaltou que, conforme o Artigo 37 da Constituição Federal, é dever da Administração Pública conferir aos seus atos a mais ampla divulgação possível. “E através do portal dos Conselhos Municipais estamos justamente cumprindo o dever constitucional de uma gestão pública. Estamos construindo, a cada dia que passa, uma Marília mais participativa e bem mais democrática”, concluiu o prefeito Daniel Alonso.

Recursos do novo sistema

Gestão de documentos: o sistema permite o armazenamento seguro e organizado de documentos, atas, relatórios e demais arquivos relacionados aos Conselhos. Isso facilita o acesso e a busca por informações, garantindo a transparência e agilidade na tomada de decisões.

Agenda e convocações: com a nova plataforma, os conselheiros terão acesso à agenda atualizada de reuniões, bem como às convocações e pautas de discussão. O recurso permite que todos estejam cientes dos assuntos a serem debatidos, fortalecendo a participação e a contribuição dos membros.

Comunicação e interação: o sistema oferece um ambiente virtual para troca de mensagens e debates entre os conselheiros, gestores e a comunidade. Essa funcionalidade incentiva a participação ativa, possibilitando o compartilhamento de ideias, sugestões e contribuições de forma rápida e eficiente.

Acompanhamento de processos: com o novo sistema, os conselheiros e a comunidade poderão acompanhar o andamento de processos, projetos e demandas em tempo real. Isso garante maior transparência e facilita o monitoramento das ações realizadas pelos conselhos.

Conselheiros municipais e integrantes da sociedade civil que desejarem mais informações podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, através do telefone (14) 3434-4316 ou através do e-mail tatiane.santos@marilia.sp.gov.br. Novo treinamento com conselheiros e servidores municipais que auxiliam na gestão dos órgãos está programado para acontecer dentro dos próximos dias.

Fotos Mauro Abreu

Marília
nuvens quebradas
17 ° C
17 °
17 °
94 %
1.1kmh
52 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
30 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias