O Rotary Club de Assis-Norte (SP) promoveu, na última semana, uma palestra abordando o tema “Inteligência Artificial Generativa: Como negócios estão sendo transformados com o ChatGPT e outras tecnologias”. O evento teve à frente o professor da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador na área de inovação tecnológica aplicada à saúde, Dr. Paulo Henrique de Souza Bermejo.
A palestra do professor trouxe relevantes tópicos que perpassam a contemporaneidade em se tratando dessas ferramentas, no universo empresarial. Para isso, Paulo Bermejo apontou, por exemplo, como a Inteligência Artificial vem revolucionando as interações, indo desde o suporte no atendimento ao cliente, pesquisa de mercado e criação de conteúdo, até a automatização de tarefas repetitivas, impulsionando vendas e capacitando a tomada de decisões nos negócios, entre outras utilizações.
Didática, a preleção apresentou inicialmente conceitos-chave, a exemplo das definições de Inteligência Artificial (tecnologia que simula inteligência humana, através de máquinas); IA Generativa (técnicas de IA que aprendem por meio de dados e os usam para gerar novos artefatos); Modelos de Base (modelos pré-treinados a partir de dados não estruturados que podem ser ajustados para tarefas específicas); LLM (tipo de Modelo de Base que pode gerar texto de forma semelhante ao humano e ser usado em diversas aplicações como chatbot, tradução de idiomas e conteúdos); e ChatGPT (implementação específica de um LLM pela OpenAI).
Em seguida, tendo a cronologia como aporte, o professor detalhou a trajetória da IA Generativa, desde seu início, em 2010, com a tradução quase perfeita da linguagem natural, até 2022, quando surgiram os modelos de base conversacionais. Em seguida, foram explorados tópicos contemplando como a IA Generativa influenciará as empresas ainda este ano, bem como o impacto positivo delas nas receitas e na qualidade de produtos e serviços.
Outra questão levantada na preleção de Paulo se referiu aos maiores desafios que compõem a construção dessas ferramentas e ao futuro da IA Generativa. Também foram dados exemplos de oportunidades para aplicação dessa tecnologia nos negócios, percorrendo setores como bancos, bens de consumo, produtos farmacêuticos e médicos.
Ao final da apresentação, o docente fez diversas demonstrações utilizando agentes de inteligência artificial generativa integrados a sistemas e produtos no mercado, além de outras ferramentas de IA generativas como o ChatGPT. Assim, na ocasião, foi evidenciado à plateia de que maneira é possível integrar este recurso valioso ao dia a dia empresarial. A palestra do professor aconteceu na Casa da Amizade dos Rotarianos de Assis-SP, localizada à Avenida Otto Ribeiro, no Jardim Paulista. “Muita gente não conhecia a IA Generativa. Há um mundo de possibilidades a ser explorado, pois ela é versátil, encontrando-se seu uso em todos os setores”, explicou o pesquisador.
O presidente do Rotary Clube Assis-Norte, Mateus Milk Del Massa, destacou a importância da iniciativa. “Agradecemos ao professor pela excelente palestra, nos atualizando sobre esse tema e trazendo bastante conhecimento aos presentes, a respeito de como essa ferramenta pode alavancar os negócios. Isso certamente mudará a forma com que os empresários trabalham e administram suas empresas na atualidade. Externo aqui, também, meu agradecimento aos presidentes de outros Rotary, que fizeram questão de participar da atividade”, afirmou Mateus.
Mais sobre Paulo Bermejo e o Rotary Clube de Assis-Norte
Paulo Bermejo é professor associado da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento para Excelência e Transformação Organizacional (NEXT/UnB). Realizou doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-doutorado em Inovação na Bentley University em Massachusetts/EUA e obteve Certificação Executiva em Estratégia e Inovação através do Massachusetts Institute of Technology (MiT). Com mais de 25 anos de experiência, pesquisa eficiência organizacional, transformação digital, gestão e inovação em organizações. É autor de 7 livros, 25 capítulos e 106 trabalhos científicos, e seus trabalhos possuem mais de 2.400 citações ao redor do mundo.
Já tradicional por sua forte participação social na região, o Rotary Club de Assis-Norte completou 53 anos de fundação em 2024. Entre os principais objetivos da associação figuram trabalhar em favor da comunidade, desenvolvendo projetos e beneficiando entidades, a exemplo do Abrigo dos Idosos, Associação de Combate ao Câncer e do Asilo São Vicente de Paula. Nessas mais de cinco décadas, conforme a organização, destacam-se inúmeras contribuições realizadas em Assis e região, bem como em prol do Rotary Internacional e da Fundação Rotária.