spot_img
spot_img

Procon e entidades do comércio fazem pacto de promover, proteger e respeitar os direitos do consumidor mariliense

spot_img

Mais notícias

Procon, Associação Comercial e de Inovação e o Sindicato do Comércio Varejista de Marília discutem regulamentação da Lei de Informação ao Consumidor

Em reunião nesta sexta-feira, dia 10 de maio de 2024, entidades reafirmam o compromisso de promover, proteger e respeitar os direitos do consumidor

O diretor do Procon de Marília, Guilherme Moraes, organizou reunião com os representantes da Associação Comercial e de Inovação e do Sindicato do Comércio Varejista de Marília para discutirem a regulamentação da Lei de Informação ao Consumidor. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, dia 10 de maio de 2024, na sede do Procon.

O recente Decreto Municipal 14288/2024, que regulamenta a Lei 8464/2019 foi destaque na pauta que evidenciou que a legislação obriga todos os estabelecimentos comerciais a informarem em seus cupons e notas fiscais a existência ou não de política de troca, além de especificar as condições para tal relação comercial.

Moraes mostrou entusiasmo em relação à implementação dessa regulamentação. De acordo com ele, a Lei é um grande avanço para os direitos do consumidor porque visa, justamente, garantir transparência nas relações de consumo. “Algo essencial para a proteção dos cidadãos”, enfatizou o diretor do Procon.

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor tem como missão principal, equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores e, por objetivo, elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores e, por isso, a importância de se reunir com outras entidades que participam dessa relação. “Estamos em consonância com o dever de informar, previsto no Código de Defesa do Consumidor, e é fundamental que os estabelecimentos estejam alinhados a essa obrigação”, completou.

Campanha

Além da discussão sobre a regulamentação da Lei, na reunião foi anunciada a realização de uma campanha informativa, que deverá contar com o apoio da Associação Comercial e de Inovação de Marília e do Sindicato do Comércio Varejista, objetivando atingir todos os comerciantes do município da cidade e região. A iniciativa tem como objetivo orientar e auxiliar os comerciantes locais na adequação às novas exigências legais, garantindo que estejam em conformidade com as normas vigentes e proporcionando um ambiente de consumo mais justo e transparente para a população de Marília e toda região.

Fotos: Divulgação

Marília
nuvens quebradas
17 ° C
17 °
17 °
94 %
1.1kmh
52 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
30 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias