spot_img
spot_img

Prefeitura de Marília está habilitada a participar do Programa Saúde com Agente

spot_img

Mais notícias

Secretaria Municipal da Saúde já realiza treinamentos com agentes comunitários e de endemias

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, foi habilitada a participar do Programa Saúde com a Agente no ano de 2021.

O programa tem como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária e, como objetivos, promover a formação técnica, a transformação qualificada de práticas de saúde, organização do trabalho no provimento de habilidades e competências dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

A participação de Marília contribuirá de forma significativa, de modo a beneficiar e qualificar cada vez mais o atendimento aos usuários do SUS.

O Programa conta no município com a participação de 130 Agentes Comunitários de Saúde e 22 Agentes de Controle de Endemias. Atualmente estão sendo ministradas aulas práticas pelos preceptores do curso.

Dessa forma, no último dia 30 de maio, um dos grupos de ACSs participou de um treinamento no auditório da Secretaria Municipal da Saúde. Assim, em breve, esses profissionais poderão implementar novos conhecimentos nas rotinas de trabalho e nos atendimentos à população mariliense.

O PROGRAMA

O Programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é um programa de formação técnica na área da saúde do País.

O Saúde com Agente recebeu investimento de mais de R$ 388 milhões e foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.

A formação com formato semipresencial e carga horária de 1.275 horas também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

Fotos: Divulgação

Marília
nuvens dispersas
22.4 ° C
22.4 °
22.4 °
73 %
1.1kmh
31 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
33 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias