spot_img
spot_img

Prefeitura de Marília divulga a programação do Maio Laranja

spot_img

Mais notícias

As ações são organizadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Assistência e Desenvolvimento Social, está divulgando a programação do Maio Laranja, que terá várias ações com objetivo de combater à violência sexual contra crianças e adolescentes.
As ações são organizadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que conta com representantes dessas secretarias municipais e também de outros órgãos.

O 18 de Maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, sendo que a data foi escolhida para relembrar o crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O prefeito Daniel Alonso destacou a importância do Maio Laranja. “Essa campanha de mobilização e conscientização do Dia 18 de Maio é de extrema importância. É um assunto de segurança, saúde e principalmente social. Temos que estimular e encorajar as pessoas a denunciarem, bem como criar possibilidades e incentivos capazes de promover o enfrentamento dessa violência que abala muitas famílias. É preciso cada vez mais ações, esta é uma questão que está inserida em todas as classes. Se cada um fizer sua parte, com certeza diminuiremos tais abusos. Parabenizo o comitê por esse trabalho tão importante para todos nós.”

“O Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem trabalhado na organização das ações do Maio Laranja 2023 desde a primeira reunião do ano, em janeiro. Temos o engajamento de todos os representantes e as ações serão acompanhadas de perto por nós. Essa mobilização intersetorial é apenas o start para muitas outras ações de prevenção que já planejamos sobre o tema. Desde novembro de 2022, quando capacitamos a rede de saúde para a identificação e notificação no Sinan (Sistema de Notificações dos Agravos de Saúde), tivemos um aumento em 60% de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município, indicador importantíssimo para subsidiar políticas públicas voltadas à prevenção”, disse a coordenadora do Comitê, Fabiana Martins.

PROGRAMAÇÃO DO MAIO LARANJA

– Luta contra a violência sexual às crianças e adolescentes
Data: 15/05/2023
Horário: 9h
Parceria: USF Parque das Nações – Saúde da Criança e EMEF Professor Isaltino de Campos
Local: USF Parque das Nações – Saúde da Criança
Endereço: Rua Antônio Spressão, 465 – Parque das Nações
Público-alvo: grupo de artesanato desenvolvido pela unidade
Tema Violência Sexual Infantil:

– Lançamento da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: 17/05/2023
Horário: 14h
Local: EMEF Prof.ª Nicácia Garcia Gil.

– 18 de Maio – Faça Bonito! (Ação CREAS Marília)
Data: 18/05/2023
Horário: Das 9h às 15h30
Local: Avenida Brasil em frente ao Terminal Rodoviário Urbano
Pit Stop/abordagem de populares (em frente ao CREAS, próximo ao Terminal Urbano – Avenida Brasil, 214), com café da manhã/tarde como forma de um momento de acolhida, abordagem/conversas com a população relacionadas ao tema “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra crianças/adolescentes”.

– Fórum de apresentação da cartilha educativa de cuidados e proteção de crianças e adolescentes vítimas de abusos e violência
Data: 18/05/2023
Horário: 19h
Local: Casa da Advocacia e Cidadania – Subseção da OAB – Marília
Endereço: Rua Gonçalves Dias n.º 440 – Centro
Participação: Juízes, promotores, ONGs e comissões ligadas às crianças e adolescentes, às instituições de saúde, FAMEMA, UNIMAR, Santa Casa, Secretaria Municipais.

– Formação presencial para a rede de proteção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
Data: 24/05/2023
Horário: Das 13h às 17h
Local: Anfiteatro da UNIMAR
Palestrante: Caroline Arcari
Público alvo: profissionais de nível superior
Sobre a palestrante: Caroline Arcari é escritora, pedagoga, mestre em Educação Sexual pela UNESP e proprietária da Editora Caqui. Pesquisadora na área de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, é escritora do best seller PIPO E FIFI: ensinando proteção contra violência sexual.

– Luta contra a violência sexual às crianças e adolescentes
Data: 24/05/2023
Parceria: USF Parque das Nações – Saúde da Criança e EMEF Professor Isaltino de Campos
Horário: 9h.
Local: EMEF Professor Isaltino de Campos
Endereço: Rua Leonor Mazali, 105 – Jardim Santa Antonieta
Introdução do tema utilizando o Pipo e Fifi por meio de vídeo e contação de história;
– Com crianças de 1º a 3º anos: Semáforo do Toque;
– Com crianças de 4º a 5º anos: Ilustração, de forma lúdica, de possíveis situações de violência infantil.

– Mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Data: 31/05/2023
Horário: Das 13h às 16h
Parceria: USF São Bento/CDHU – Saúde da Criança e CRAS Rosa Modelli
Local: CRAS Rosa Modelli – Rua Ioneu Carvalho Domingos, nº 586
Público-alvo: população da zona sul
Programação:
Sensibilização e informação dos cidadãos a agirem em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e estímulo à criação de vínculo entre equipe e usuários
13h – Abertura e inscrição para o evento;
14h –
Sala 1: Maiores de 18 anos – Sensibilização por meio de orientação a pais, responsáveis e cidadãos sobre formas de proteger, acolher, ouvir e denunciar situações de alerta com orientação da equipe técnica multiprofissional da saúde da criança;
Sala 2: Crianças de 04 a 10 anos – Atividade baseada no livro PIPO e FIFI realizado pela psicóloga residente Kemilly e pela enfermeira residente Brenda;
Sala 3: Crianças de 10 a 17 anos – Orientação e roda de conversa sobre uso adequado de redes sociais, situações de alerta e como denunciar, realizado pela psicóloga Pâmela.
15h – Sorteio de brindes;
15h30 – café da tarde;
16h – encerramento.

SOBRE O COMITÊ
O blog do comitê que pode ser acessado em:
https://comitemunicipaldeviolenciamariliasp.blogspot.com/2023/05/

Página no Instagram:

https://instagram.com/comite_enfrentamento_?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Além da programação oficial serão desenvolvidas diversas outras atividades durante todo o ano de 2023 para que haja plena conscientização da população a respeito da temática do Maio Laranja.

Fotos: Divulgação

Marília
nuvens dispersas
22.4 ° C
22.4 °
22.4 °
73 %
1.1kmh
31 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
33 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias