spot_img
spot_img

Prefeito Daniel reúne cabeças do setor de turismo e quer fazer cidade “bombar” no mapa

spot_img

Mais notícias

O propósito do encontro foi o de promover o alinhamento do trabalho do Comtur com a administração municipal

Na tarde desta terça-feira, dia 14, o prefeito Daniel Alonso recebeu em seu gabinete o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora; o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Ivan Evangelista Jr; e a coordenadora da Secretaria de Turismo, Fernanda Monteiro. 

O propósito do encontro foi o de promover o alinhamento do trabalho do Comtur com a administração municipal, tendo em vista que a maioria das demandas passa pelas secretarias municipais e necessitam do apoio do executivo. Dentre elas, por exemplo, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, sob a coordenação de José Antonio de Almeida, que foi convidado a participar da reunião. 

Após ouvir a explanação sobre o plano de trabalho 2023 do Conselho de Turismo, principalmente, sobre a aplicação de verbas oriundas do MIT (Município de Interesse Turístico), o prefeito Daniel Alonso fez uma propositura que veio ao encontro das ações em andamento e de outros projetos já aprovados, como por exemplo, a Trilha dos Dinossauros. 

Na conversa, o chefe do Executivo destacou vários fatores integrados para apresentar a proposta da instalação de um mirante sobre a Serra de Avencas que está sendo remodelada por questões de segurança. “Visitando o local que ganhou três platôs e rampa de acesso ao topo, surgiu o insight de contarmos ali com um mirante”, justificou o prefeito ao por assunto em discussão entre os participantes. 

A ideia foi muito bem vinda por todos os presentes tendo em vista que há tempos se estudava local propício para instalar este tipo de equipamento turístico. Tanto o secretário Nelson Mora, como o presidente do Comtur Ivan Evangelista, corroboraram com a proposta e ficou decidido se encaminhar estudos para a viabilização do projeto. 

Na mesma oportunidade foi apresentada pelo Comtur a proposta da instalação da Estação de Estudos Ambientais e sustentabilidade, projeto global que reúne equipamentos já existentes (Projeto Doce Futuro, Sítio Olho D’Água, Fazendinha Caminho da Roça, reserva ecológica na Praça da Igrejinha) e a recuperação de área pública que na atualidade vem sofrendo degradação. Prevê-se entre outras ações a instalação de um Posto Ecológico de coleta de lixo e plantio de árvores nativas.

FATORES QUE ANCORAM A PROPOSTA DO MIRANTE

O trecho Marília – Avencas já faz parte do contexto turístico local e regional, integra o circuito de rotas de bikers e trilheiros que aproveitam as condições geográficas favoráveis – a serra de Avencas é ponto geográfico internacionalmente conhecido como sítio de escavações onde foram encontrados fósseis de dinos.

Somando a este contexto, o prefeito destacou a recente inauguração do Mosteiro da Divina Misericórdia que já projeta Marília no circuito turístico religioso regional, mais a própria história do distrito de Avencas, da fazenda Flor Roxa e outras propriedades produtivas. A região já foi grande produtora de melancia e hoje faz parte da cadeia produtiva do amendoim e tem conexões pelas vicinais com a região de Echaporã, de Pompeia e Oriente.

Fotos: Divulgação

Marília
nublado
27.6 ° C
27.6 °
27.6 °
51 %
1.8kmh
100 %
qua
26 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
31 °
dom
31 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias