spot_img
spot_img

Mulheres kaingangs vendem seu artesanato em Marília. Resgate da dignidade dos povos originários se intensifica com presidente Lula

spot_img

Mais notícias

Política de apoio aos indigenas se intensificou a partir da chegada ao governo federal, do presidente Lula, que resgatou a dignidade dos povos originários, criando um Ministério próprio em defesa dessa população barbarizada pelo governo Bolsonaro.

Também o presidente Lula ordenou o fim dos garimpos irregulares em terras indigenas, especificamente dos Yanomami. De forma que agora onde estiverem, por onde passarem, os povos indigenas como da etnia kaingangs merecerão toda acolheda do poder público municipal.

Em Marilia, a Secretaria de Direitos Humanos atua com essa filosofia do presidente Lula e faz trabalho dos mais dignificantes.


A Secretaria de Direitos Humanos esteve visitando em conjunto com Fundo Social, Defesa Civil e Assistência Social um acampamento de 15 mulheres indígenas da etnia kaingangs que vieram da cidade de Londrina/PR.

A cultura dos povos originários é muito rica, as famílias kaingang mudam-se frequentemente de aldeia e de terras indígenas pelas mais variadas razões, faz parte da cultura, portanto, não estão em situação de rua.


Possuem proteção do estado brasileiro e são conhecidos como guardiões da terra, mar e da florestas, merecendo respeito, apoio e proteção de toda sociedade e poder público.

Para quem quiser conhecer o acampamento, sua líder chama-se Iraci e fala português.

Estão de passagem na Av. das Esmeraldas, terreno ao lado colégio Criativo para venderem artesanato.

A Prefeitura de Marília através do Fundo Social, Defesa Civil, Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Defensoria Pública já estão prestando o apoio e suporte necessários.

com dados da assessoria de imprensa

Marília
céu limpo
17.2 ° C
17.2 °
17.2 °
83 %
1.3kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
30 °
sex
29 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias