“Movimento em Defesa da Filosofia e Sociologia no EM SP” faz protesto contra decisão do governador Tarcisio impor cortes brutais no ensino das disciplinas que moldam o caráter e ética do estudante, preparando-o para os embates que uma sociedade complexa como a do Brasil o farão enfrentar e cujo açodamento curricular causará prejuízos enormes na formação dos jovens.
O movimento tem a data de 28/11 para acontecer.
E tem como base a fatídica resolução 84/2024 da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo pela qual se constatam perdas para a Filosofia e a Sociologia.
Organizadores do movimento dizem que há uma redução brutal nas aulas das disciplinas mencionadas e nenhuma convocação de Filosofia e Sociologia no concurso realizado em 2023.
Para o Movimento em Defesa da Filosofia e Sociologia no Ensino Médio em São Paulo, é revoltante vermos professores e alunos à mercê de um sistema de ensino que não respeita o equilíbrio entre as disciplinas da Formação Geral Básica nem a autonomia e a liberdade de cátedra dos professores, desconsiderando arbitrariamente aquilo que deveria ser o ensino de Filosofia e Sociologia.
A constatação é de que essas disciplinas são barreiras imprescindíveis contra o projeto autoritário e neoliberal de educação e sociedade em implementação.
E conclamam: é por isso que é urgente defendê-las! Se o Estado não dialoga, a gente vai pra cima!, pontuam os representantes do movimento
Mais informações em
https://www.instagram.com/emdefesadafilosocio/
https://emdefesadafilosofiasp.wordpress.com/