spot_img
spot_img

Mariliense acredita em fakenews da vacina e parece preferir a UTI do que se vacinar contra covid. Adesãso é baixissima.

spot_img

Mais notícias

Foto Ilustração
Em release encaminhado pela prefeitura de Marilia, secretário da saúde faz apelo dramático e diz que a vacina bivalente contra a Covid é segura, mas a adesão é baixíssima e pior, as vacinas podem se perder.
Ele nao falou, mas o estigma do fakenews contaminou a sociedade mariliense que parece preferir a UTI do que se vacinar e ficar segura.
Vacina bivalente está disponível em todas as unidades, das 8h às 17h, sendo que a UBS Nova Marília funciona até as 22h
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou na manha desta sexta-feira, dia 31, um balanço parcial dos três primeiros dias de vacinação contra a Covid-19, após reduzir desde a última terça-feira, dia 28, para 18 anos e mais o público alvo para receber a bivalente.

O balanço, feito pela Vigilância Epidemiológica, através da Sala de Vacina Central, aponta que 1.605 pessoas foram vacinadas nesses três dias – terça (28), quarta (29) e quinta (30), com média de 535 doses aplicadas diariamente. Foram aplicadas 585 doses no primeiro dia, 582 no segundo e 438 no terceiro.

O município conta ainda com praticamente 20 mil doses do imunizante e espera uma adesão maior da população. “A adesão tem sido baixa e reduzimos o público alvo de 50 anos para 18 anos, objetivando aumentar a imunização da nossa população. Esperamos que a população se conscientize  da importância da vacina, que é 100% segura e continua sendo o melhor para combater a Covid”, disse a supervisora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini.

O secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, lembrou que a vacina está disponível nas 52 unidades de saúde do município. “Todas as unidades estão abastecidas com a vacina e basta o cidadão de 18 anos e mais comparecer em qualquer unidade que será prontamente atendido. É fundamental receber mais essa dose, aumentando assim a imunização contra a Covid-19”.

É importante ressaltar que as unidades de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, sendo que a UBS Nova Marília tem o horário estendido até as 22h, inclusive para vacinação.

“Qualquer pessoa pode ser imunizada na UBS Nova Marília, pois para vacina não há território de atendimento. Portanto, a pessoa que trabalha no horário comercial tem essa opção da UBS Nova Marília para receber a vacina”, afirmou a enfermeira Juliana Bortoletto Gomes, responsável pela Sala de Vacina Central.

PRAZO

É importante ressaltar que para receber a dose de reforço bivalente a pessoa precisa ter completado o ciclo vacinal, respeitando intervalo de quatro meses da última dose. E caso tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias, tem que aguardar esse período pós-doença para receber a dose de reforço.

A dose bivalente reúne anticorpos da subvariante ômicron BA.1 e BA.4 conjugada com BA.5 – o que corresponde ao seguinte: ao ser vacinado pela bivalente a pessoa estará se protegendo contra a BA.1 e contra a BA.4 e BA.5.

Fotos: Divulgação

Marília
céu pouco nublado
26.2 ° C
26.2 °
26.2 °
33 %
1.9kmh
12 %
dom
22 °
seg
30 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
31 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias