spot_img
spot_img

Marília registra 1,5 mil acidentes de trabalho e 9 óbitos em serviço, em 2023

spot_img

Mais notícias

Abril Verde faz Cerest ampliar alerta para risco de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Em 2023 foram 133 registros de Lesão por Esforço Repetitivo relacionada ao trabalho, 1.592 acidentes de trabalho notificados em Marília e 9 óbitos por acidente de trabalho

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de Marília informa que está promovendo o movimento Abril Verde 2024, mês de prevenção de acidentes e doenças de trabalho. O movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O movimento ocorre neste mês porque o dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Em Marília no ano de 2023, segundo a análise do SINAN- Sistema de Informação de Agravos de Notificação, ocorreram 133 registros de Lesão por Esforço Repetitivo relacionada ao trabalho (LER/DORT); 1.592 acidentes de trabalho notificados no município de Marília e 9 casos de óbito por acidente de trabalho.

“As principais causas detectadas de acidentes sem óbito foram a de penetração de corpo estranho em olho, contato com máquinas e equipamentos, queda em altura, queda de mesmo nível, colisão contra objetos e motociclista traumatizado em colisão com um automóvel. Já os acidentes com óbito as principais causas registradas foram queda de edifícios e estruturas de grande altitude, choque elétrico, contato com máquinas e equipamentos, afogamento, esmagamento contra objetos, motociclista em colisão contra transporte pesado”, informou a enfermeira Luciana Caluz, supervisora do Cerest Regional de Marília.

O Cerest realizou visitas técnicas nos locais com registro de acidentes de trabalho para efetuar Orientações Técnicas, Interdições de Equipamentos, Lavraturas de Auto de Infração e Relatórios técnicos.

Outra verificação do centro é relacionada à Saúde Vocal e Auditiva no ambiente de trabalho, em que de 126 atendimentos vocais e em relação à saúde auditiva, 17 deles foram encaminhados para realização de exames audiológicos. Dentre os pacientes avaliados destacaram as seguintes profissões: operador de máquina, auxiliar de produção, motorista de caminhão ou van, pedreiro, costureira, serralheiro, mecânico, telefonista e atendente de telemarketing.

O centro também detectou um aumento significativo de casos encaminhados/atendidos em Saúde Mental. No ano de 2022, correspondiam a 1,13% do total de atendimentos e em 2023, passaram a representar 10,53%. “Os operadores de telemarketing e profissionais de saúde lideram as notificações de transtorno mental relacionado ao trabalho”, complementou.

Foto Divulgação

Marília
céu limpo
26.9 ° C
26.9 °
26.9 °
61 %
1kmh
0 %
dom
26 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias