O cientista político e CEO da Arko Advice, Murillo de Aragão, comentou durante o WW desta quarta-feira (20) as possíveis consequências do eventual indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) relacionado ao suposto plano golpista que visava assassinar líderes e autoridades brasileiras.
Segundo o especialista, essa situação piora consideravelmente o cenário político para o ex-presidente.
De acordo com Aragão, “Se já era difícil aprovar a anistia com os fatos que ocorreram desde a semana passada, o atentado ao Supremo Tribunal Federal e a Operação Contragolpe que nos mostra uma sequência de informações chocantes de uma conspiração potencialmente destinada a assassinar líderes e membros do Judiciário Brasileiro, isso tem um efeito transformador muito grande”.
Impacto nas eleições futuras
O cientista político ressalta que esse episódio beneficia o presidente Lula e dificulta a capacidade do bolsonarismo de conquistar votos do centro.
Aragão enfatiza a importância desse eleitorado: “São os votos que apoiaram Bolsonaro contra o Haddad lá atrás e que apoiaram Lula contra Bolsonaro na última eleição presidencial”.
Aragão alerta para o timing crítico desses eventos, ocorrendo às vésperas do ano pré-eleitoral. Ele conclui que a sequência de acontecimentos é extremamente desfavorável para o ex-presidente Bolsonaro, afirmando que “não há o que negar, a sequência de eventos é muito ruim para o ex-presidente Bolsonaro”.
As investigações da Polícia Federal, que podem ser apresentadas ainda esta semana, prometem trazer mais detalhes sobre o caso, potencialmente agravando ainda mais a situação política de Bolsonaro e seus aliados.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br