spot_img
spot_img

Governo Daniel diz ter entregue 478.368 litros de leite para marilienses carentes em 2023, informa assessoria de imprensa

spot_img

Mais notícias

Projeto Viva Leite: Programa atende crianças da 1ª infância de famílias em situação de vulnerabilidade social e Marília distribuiu 478 mil litros de leite em 2023

Após ingressar no programa é obrigação da família manter a vacinação da criança em dia, retirar o leite na data e horários estipulados

As responsáveis pelo programa Vivaleite Sônia Regina de Doreto e Ana Paula de Oliveira

A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília mantêm o Viva Leite, programa em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa que visa enfrentar a insegurança alimentar na primeira infância também conta com uma linha custeada 100% com recursos próprios do Município.

O Vivaleite é destinado a atender crianças entre 6 meses a 5 anos e 11 meses que estejam em famílias em situação de vulnerabilidade social. Alimento fundamental na formação infantil, o leite vem enriquecido com ferro, vitaminas A e D, componentes extremamente necessários para a formação de crianças nessa faixa de idade e é distribuído gratuitamente.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Clóvis Augusto de Melo

Importante ressaltar que a família poderá ser beneficiada somente com uma criança e a prioridade é atender núcleos familiares com renda mensal per capita de até ¼ (um quarto) do salário-mínimo.

Após ingressar no programa é obrigação da família manter a vacinação da criança em dia; buscar o leite na data e horários estipulados; e, levar a criança para medir e pesar, de quatro em quatro meses na unidade de saúde no qual a família possui como referência, sendo necessária a entrega da pesagem até o dia 15 do mês solicitado. Caso não cumpra as determinações, a família é desligada do programa pelo próprio sistema do Governo do Estado até que haja as atualizações e reavaliações.

Em 2023 foram entregues 478.368 litros de leite, sendo 197.385 litros pelo convênio estadual; 268.097 litros de leite pasteurizado e 12.886 litros de leite de soja, ambos custeados pelo município. Enquanto que nos quatro primeiros meses de 2024, foram entregues 149.105 (63.615 Vivaleite, 82.140 Município, 3.3350 soja). As responsáveis pelo programa Vivaleite Sônia Regina de Doreto e Ana Paula de Oliveira destacam que as famílias vulneráveis precisam estar inscritas no CadÚnico, cujo cadastro precisa estar atualizado e ter o Número de Identificação Social (NIS) que é obtido por meio do Cadastro Único.

Entidades

Além das famílias, também são atendidos pelo convênio municipal, entidades, OSCs (Organização da Sociedade Civil) e os próprios serviços da pasta, tais como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Centros de Convivência, CDIs (Centro Dia do Idoso), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Centro POP (Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua), Casa Cidadã e Fumares (Fundação Mariliense de Recuperação Social).

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Clóvis Augusto de Melo, explicou que o leite oferecido pelo Projeto Vivaleite (convênio estadual e municipal) tem procedência e qualidade que preenche todos os requisitos básicos de higiene, saúde e nutrição, sendo um produto enriquecido com vitaminas e ferro, atendendo às necessidades básicas de nutrição infantil, contribuindo com famílias de baixa renda.

“A alimentação infantil, sobretudo nos dois primeiros anos de vida deve ser encarada com muita responsabilidade, pois é um período da vida onde a boa nutrição é fundamental, sendo que a melhor opção, sobretudo nos primeiros 12 meses, é a amamentação do bebê. Como nem sempre a amamentação exclusiva é possível, uma alternativa plausível é a introdução do leite de vaca na fase de lactação. O Vivaleite é um projeto de distribuição de leite para famílias, de baixa renda, cujo produto oferecido possibilita um nível de qualidade na alimentação do lactente. De distribuição gratuita, é coletado dentro das normas de higiene e tendo sua fórmula enriquecida com vitaminas A e D juntamente com a adição de Ferro, garantindo nutrição à criança, contribuindo para a redução de insegurança alimentar de crianças em vulnerabilidade social,” destacou.

Mais informações sobre o acesso ao programa podem ser obtidas pelo e-mail: vivaleite.sads@marilia.sp.gov.br, pelo fone (14) 3401-2450 – ramal 2471 ou ainda pelo celular (14) 98223-9968.

Fotos: Divulgação

Marília
nuvens quebradas
17 ° C
17 °
17 °
94 %
1.1kmh
52 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
30 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias