spot_img
spot_img

Entenda as principais causas para irritações nos olhos

spot_img

Mais notícias

Especialista traz dicas para identificar e tratar a condição

 

Constantemente, após o uso de sombras, delineadores, máscaras de cílios ou lápis de olhos, é comum observar reações de vermelhidão e coceira nos olhos. Essas irritações podem ser causadas por alergias às maquiagens ou a compostos presentes em suas fórmulas. Entretanto, é importante atentar-se ao fato de que a condição não necessariamente está ligada aos cosméticos. Por isso, buscar entender de onde vem os sintomas e como tratá-los, é essencial.

“Além desses sintomas, outros sinais comuns de irritação nos olhos incluem queimação, lacrimejamento excessivo, sensação de areia nos olhos e inchaço das pálpebras. Em alguns casos mais graves, pode haver visão turva, sensibilidade à luz e formação de crostas”, explica Julinha Lazaretti, bióloga e cofundadora da Alergoshop, franquia de cosméticos hipoalergênicos.

De acordo com a especialista, para além dos produtos de beleza em si, outras causas possíveis incluem olhos secos, onde a maquiagem pode obstruir as glândulas sebáceas que produzem óleos, levando ao ressecamento ocular. Além disso, infecções podem ocorrer devido à acumulação de bactérias e vírus em pincéis e aplicadores de maquiagem contaminados, causando conjuntivite ou outras infecções.

A blefarite, uma inflamação das pálpebras, também pode ser agravada pelo uso de maquiagem, assim como fatores ambientais, como poluição, poeira e fumaça, que podem irritar os olhos e piorar os sintomas de quem já tem problemas na região.

Como tratar

Para tratar o incômodo, é essencial adotar medidas preventivas e cuidados básicos. “É fundamental remover completamente a maquiagem dos olhos antes de dormir, utilizando produtos suaves e adequados para a região”, esclarece Lazaretti. “Lavar as mãos antes da aplicação dos itens é igualmente importante para evitar a transferência de bactérias para os olhos. Além disso, optar por produtos hipoalergênicos e sem perfume auxilia na redução do risco de reações alérgica”, completa.

Paralelamente a essas medidas, é aconselhável descartar os pincéis e aplicadores de maquiagem após alguns meses de uso, pois podem acumular bactérias e causar irritações nos olhos. Se mesmo após os cuidados surgirem vermelhidão, irritação ou infecção, é recomendável evitar o uso de qualquer produto cosmético na região afetada até que a situação melhore. “Manter os olhos úmidos com colírios lubrificantes pode oferecer alívio ao desconforto. Além disso, é importante destacar a importância de consultar regularmente um oftalmologista para exames preventivos, visando garantir a saúde ocular”, ressalta a especialista.

Prevenção de reações

Embora nem toda irritação ocular após o uso de maquiagem seja causada por alergia, como mencionado anteriormente, é fundamental adotar medidas rotineiras de prevenção caso a condição seja confirmada. A escolha de produtos seguros e hipoalergênicos é uma prática essencial para evitar novas reações e garantir o bem-estar dos olhos.

“Percebemos que havia muitas complicações relacionadas ao uso de lápis para olhos. Por isso, desenvolvemos uma fórmula livre de 95 substâncias potencialmente alergênicas e nocivas, que combina emolientes e um complexo de ceras para proporcionar segurança a saúde. Além disso, nossos produtos são formulados para garantir uma aplicação agradável com traços finos e precisos”, pontua André Sobanski, CEO da Alergoshop. Segundo o profissional, essa garantia de segurança na fórmula foi aplicada em todos os cosméticos da rede, visando assegurar a prevenção de reações.

 

Sobre a Alergoshop:

Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede atua há 30 anos no mercado e é líder no país para atender as necessidades das pessoas sensíveis e com tendência a alergias. Conta com mais de 180 produtos em seu catálogo, livres de 95 substâncias agressivas para o nosso corpo. A marca é preferência comprovada pela opinião de médicos especialistas, com mais de 90% de aprovação, avaliada em 9,4. Saiba mais em: https://alergoshop.com.br/

Marília
nuvens dispersas
22.4 ° C
22.4 °
22.4 °
73 %
1.1kmh
31 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
33 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias