As primeiras pesquisas de boca de urna da eleição presidencial do Uruguai deste domingo (24) indicaram que o candidato de centro-esquerda, Yamandú Orsi, está à frente de Álvaro Delgado, de centro-direita. A votação foi antecipada como uma disputa acirrada de segundo turno.
Orsi garantiu 49,5% dos votos, de acordo com uma pesquisa de boca de urna da Cifra, seguido por 45,9% para Delgado da coalizão governante.
A Equipos Consultores também previu uma vitória de Orsi com 49,0% dos votos contra 46,6% de Delgado. Já a Opción dá 48,7% dos votos a Orsi contra 46,7% a Delgado.
Os pesquisadores alertaram que, dada a provável margem estreita, as pesquisas de boca de urna indicando resultados eram apenas um guia.
Contudo, apoiadores da Frente Ampla, de centro-esquerda, saíram às ruas para comemorar depois que as projeções dos principais institutos de pesquisa do país declararam Yamandú Orsi o vencedor das eleições presidenciais.
A votação no segundo turno do Uruguai foi encerrada às 19h30, no horário de Brasília, deste domingo (24). A apuração dos votos já começou, e os primeiros resultados devem ser divulgados nas próximas horas.
O Tribunal Eleitoral do Uruguai ainda não divulgou os resultados oficiais da contagem dos votos.
Neste domingo, votaram 89,4% da população elegível, disse a ministra do Tribunal Eleitoral, Ana Lía Piñeyrua, por volta das 20h, no horário local, meia hora após o encerramento dos circuitos de votação.
“Estamos dentro da percentagem histórica, votamos sempre em torno dos 90%”, afirmou, apesar de a participação nas eleições ser obrigatória.
O próximo presidente governará o Uruguai no período de 2025 a 2030.
Com informações da Reuters.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br