spot_img
spot_img

Ele se inspirou na mãe e hoje é Chef de um respeitado restaurante no Rio

spot_img

Mais notícias

Dia 13 de maio é o Dia Nacional do Chef de Cozinha

 

O Dia do Chef de Cozinha, celebrado em 13 de maio, é uma ocasião para reconhecer e valorizar a profissão que está intimamente ligada à evolução da culinária e das sociedades. Desde a descoberta do fogo até os banquetes reais da idade média e a contemporaneidade, os chefs desempenharam um papel importante na transformação da gastronomia em uma forma de arte.

A profissão de chef de cozinha tem uma longa história, que se inicia nos primórdios da humanidade, quando a utilização do fogo permitiu a preparação de alimentos e deu origem aos primeiros cozinheiros da história. Com o progresso da agricultura e da pecuária, a variedade de alimentos aumentou significativamente, resultando na criação de banquetes nas sociedades antigas, nos quais os alimentos representavam status e riqueza.

Já na idade média, os chefs ganharam destaque nas cortes reais europeias, sendo responsáveis por impressionar os nobres e, ao longo dos séculos, a profissão continuou a evoluir, especialmente com a descoberta de novas especiarias e o desenvolvimento de técnicas culinárias mais refinadas.

Atualmente, o chef de cozinha é muito mais do que alguém que simplesmente prepara refeições. Ele é um artista, criando experiências gastronômicas que buscam encantar os clientes desde a escolha do menu até a última garfada. A gastronomia hoje é uma forma de expressão cultural e social, os chefs são os seus principais protagonistas, capazes de transformar ingredientes simples em verdadeiras obras de arte culinária.

“Minha história na gastronomia começou lá atrás, acompanhando minha mãe na cozinha e observando-a fazer a comida do dia-a-dia, focando nos detalhes. Com ela, me descobri”, conta André Galdino, Chef do restaurante Dom Rio, na Barra da Tijuca. “Depois dessa ‘brincadeira’ na cozinha de casa, já segui procurando emprego em restaurantes, para ter experiência. Foi quando descobri que precisava de ‘um algo mais”, conta o Galdino.

Com esse pensamento em mente, o Chef resolveu fazer o curso de Gastronomia no final de 2022. “Eu precisava das técnicas, me profissionalizar por completo. A partir daí, foi só sucesso e hoje estou à frente de um grande restaurante”, completa. “Ainda faço questão de contratar pessoal formado no mesmo lugar onde me formei, pois confio nas técnicas e sei que estarei bem assistido”, finaliza Galdino.

Relatório “Reflexo da Pandemia nos Foodservices”, divulgado pela consultoria Melius no início desse ano afirma que o setor de foodservice, empregou mais 6,1 milhões de pessoas no Brasil entre janeiro e setembro de 2023, crescendo 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. “Empregos nesse setor não faltam, mas há de se ter uma boa formação profissional para conquistar os melhores salários”, conta Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet, maior rede de franquias especializada em cursos na área de gastronomia do Brasil.

Ser Chef tem sim a ver com talento e dedicação, mas como em qualquer outro setor profissional, quanto melhor a formação, mais altas são as chances de crescer e faturar. A ideia do Instituto Gourmet é exatamente essa: capacitar e lapidar talentos que, como Galdino, trazem a gastronomia nas veias”, afirma Glaucio.

Sobre Instituto Gourmet

Completando nove anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.

Marília
nuvens quebradas
17 ° C
17 °
17 °
94 %
1.1kmh
52 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
30 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias