spot_img
spot_img

Como ser um bom líder no dia a dia

spot_img

Mais notícias

*Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

Um dos grandes desafios de um líder é manter um bom ambiente de trabalho para os colaboradores, de forma a ter colaboradores motivados e aliados com a cultura da empresa. Quando o ambiente de trabalho não é adequado, podem surgir problemas relacionados à saúde física e mental. É dever do líder manter um ambiente seguro e em que se demonstre confiança no funcionário.

Há alguns pontos que um líder deve estar atento na hora de exercer a liderança. Dentre eles, destaco: realizar ações de forma integrativa; ter valores como respeito e honestidade; conhecer a sua equipe e saber que cada um possui suas especificidades. Também mantenha uma escuta e comunicação atenta, empática, clara e objetiva.

Comportamentos que ajudam a criar um ambiente melhor são dar feedbacks construtivos, ser amigável e acessível, mostrar atitudes positivas, demonstrar foco e organização em sua rotina e trabalhar pensando em um bem maior. Para ser um bom líder não é correto ter atitudes egoístas e egocêntricas. Foque sempre em servir o seu time.

Também há alguns comportamentos que são ruins e devem ser evitados dentro de um negócio. Dentre eles, destaco a liderança sem escuta ativa, que é quando o funcionário precisa lidar com problemas e altas demandas e não pode contar com o apoio da liderança. Friso também que feedbacks negativos não devem acontecer em ambientes com outros integrantes da equipe para não constranger o colaborador.

Esteja atento também para não gerar competição excessiva entre membros do time, para que não aconteçam conflitos. Observe para que não haja cobrança incorreta e falta de reconhecimento de forma que isso não desmotive o time. Evite fofocas e comentários inapropriados. Situações como essas costumam causar intrigas, além de tornar o ambiente de trabalho pesado.

Aprender a liderar é algo que deve ser consolidado dia após dia através da prática, além é claro de estar atualizado em relação ao tema. Lembre-se que a liderança pode ser exercitada e aperfeiçoada.

Costumo dizer que liderança é gerir pessoas, tocar o coração servindo, educando, mentorando, acolhendo, encantando e inspirando.

(*) Leonardo Chucrute é Gestor em Educação, CEO do Zerohum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.

Marília
nublado
20.8 ° C
20.8 °
20.8 °
89 %
0.8kmh
100 %
qua
25 °
qui
25 °
sex
27 °
sáb
29 °
dom
21 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias