O Brasil tem demonstrado uma recuperação consistente no mercado de trabalho em 2024, com a criação de empregos formais em todos os meses do ano. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o país encerrou o primeiro semestre com um saldo positivo de 1,3 milhão de novas vagas com carteira assinada. Somente em junho, foram registrados 201.795 postos formais a mais, fruto de 2.071.649 admissões contra 1.869.944 desligamentos.
O setor de call center, em particular, vem se destacando como um dos maiores geradores de emprego no país. Em anos anteriores, o setor já demonstrava uma trajetória de crescimento. Em 2022, por exemplo, o setor criou aproximadamente 100 mil novos empregos, enquanto em 2023 esse número subiu para 120 mil, refletindo o aumento na demanda por serviços de atendimento e suporte ao cliente.
Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL, observa que “o setor de call center é um dos que mais cresce no Brasil, e esse crescimento está relacionado à expansão dos serviços digitais e à necessidade das empresas de manterem um contato próximo e eficaz com seus clientes. As qualidades que valorizamos em novos profissionais incluem boa comunicação, capacidade de trabalhar em equipe e disposição para aprender e se adaptar às necessidades do cliente.”
No Grupo KSL, empresa líder no setor de call center, o crescimento também é refletido no aumento de contratações. Em 2024, buscando principalmente jovens em início de carreira e profissionais que desejam uma transição para um setor em ascensão.
“Estamos em constante expansão e sempre de olho em novos talentos que possam contribuir para o nosso crescimento. As oportunidades são abundantes, e o setor de call center tem se tornado uma porta de entrada significativa para muitos que buscam estabilidade e desenvolvimento profissional”, afirma Motoda.
Para 2025, as previsões são ainda mais otimistas, com a expectativa de que o setor continue a crescer em ritmo acelerado, potencialmente criando mais de 150 mil novas vagas ao longo do ano. Além do setor de call center, outras áreas têm se mostrado fortes na geração de empregos. A construção civil, impulsionada por novos investimentos em infraestrutura e habitação, tem sido um dos maiores empregadores do país em 2024.
Sobre o grupo KSL
O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contact Center e relacionamento. Desde o seu surgimento, em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.