spot_img
spot_img

Bate-papo de Cinema Pontos MIS apresenta ‘Flávio Rangel – o teatro na palma da mão’ em sessões a partir desta sexta-feira

spot_img

Mais notícias

Exibições acontecem das 18h deste dia 16 de junho até as 18h de domingo, dia 18

O projeto Pontos MIS exibe nesta sexta-feira, dia 16 de junho, a partir das 18 horas, de forma online, o documentário “Flávio Rangel – o teatro na palma da mão” (direção Paola Prestes – Brasil, 2009, 91 min, livre), lançado em 2009 durante a Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. O filme aborda a vida e a obra de um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro, Flávio Rangel (1934-1988). Participa da conversa a diretora e roteirista do filme, Paola Prestes, com mediação pela diretora e roteirista, Giuliana Monteiro.    O documentário pode ser assistido pelo link https://vimeo.com/showcase/sessao-bate-papo-de-cinema-pontos-mis, a partir das 18h desta sexta-feira, dia 16, até as 18 horas de domingo, dia 18. A roda de conversa acontecer no canal oficial do MIS no YouTube.

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes acompanhados de debate, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema e jornalistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades sobre a produção.  Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som, que em Marília conta com parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

Sobre o filme

‘Flávio Rangel – o teatro na palma da mão’, o filme aborda a trajetória de um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro, Flávio Rangel. Ao lado de Antunes Filho, Antônio Abujamra, Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Zé Renato e José Celso Martinez Corrêa, ele integrou a primeira geração de diretores e autores de teatro, que, ao romper com um modelo de encenação europeu, predominante nos palcos brasileiros, passaram a criar uma dramaturgia genuinamente nacional a partir do final dos anos 1950. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro, como “Gimba”, “O pagador de promessas”, “Liberdade liberdade”, “O santo inquérito”, “Piaf”, “Amadeus” e “Cyrano de Bergerac”. No documentário, a história de três décadas do teatro brasileiro é contada por aqueles e aquelas que a viveram, como Bibi Ferreira, Maria Della Costa, Cleyde Yáconis, Gianni Ratto, Zé Renato, Paulo Autran, Antônio Fagundes, Nathália Timberg, Ferreira Gullar, e outros grandes nomes do teatro nacional. 

Sobre a convidada

Paola Prestes é cineasta, documentarista, roteirista e dramaturga de São Paulo. Com formação em artes visuais e cinema, tem doutorado em cinema pela ECA-USP. À frente da Serena Filmes, dirigiu e produziu os documentários de longa-metragem, ‘Flávio Rangel – O teatro na palma da mão’ (2009) e ‘Massao Ohno – Poesia presente’ (2015), além de curtas experimentais e vídeos para instituições culturais e agências de comunicação. Trabalhou como roteirista da Rede Globo e professora visitante de cinema documentário nos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Armando Alvares Penteado, além de ter dado oficinas e palestras no Sesc, Senac e no MIS de São Paulo. Integra hoje a diretoria da Apaci (Associação Paulista de Cineastas), onde atua em prol de políticas públicas para o audiovisual e cinema independente no âmbito municipal, e é co-curadora da Mostra Apacine Bijou. Estreou como dramaturga com o Grupo Tapa, sendo indicada ao Prêmio Shell 2023 de Melhor Dramaturgia pelo texto “Bata antes de entrar”. Seu segundo texto dramático, “Sábias palavras de um chihuahua”, será publicado e lançado em julho de 2023.

Sobre a mediadora
  
Giuliana Monteiro é roteirista e diretora, mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente trabalha em dois filmes: o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para livramento”, que tem o apoio do Fundo Spike Lee para desenvolvimento e da Fundação San Francisco Film Society e, também, na finalização do longa-metragem documental “Bento”.  

Fotos: Divulgação

Marília
nuvens dispersas
22.4 ° C
22.4 °
22.4 °
73 %
1.1kmh
31 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
33 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias