spot_img
spot_img

Atender nossos idosos, com a dedicação e o carinho que eles merecem, destaca secretário Damasceno, da Assistência Social, à frente de sua Pasta, com sua equipe

spot_img

Mais notícias

Centro Dia Idoso ‘Irmã Dilma’ completa 7 anos de atividade na zona Sul de Marília

Comemoração contou com as presenças de usuários do serviço e do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Damasceno

O Centro Dia do Idoso (CDI) ‘Irmã Dilma’, localizado na zona Sul de Marília, festejou seu 7º ano de aniversário, na última segunda-feira, dia 5 de junho. Equipamento da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social e da Prefeitura Municipal de Marília, o CDI comemorou a data com usuários e integrantes da equipe técnica.

Para celebrar a data especial, houve festa para os idosos em uma área de lazer, onde foi servido churrasco, bolo confeitado, música e muita alegria, da forma como os usuários do serviço gostam de participar dos eventos. “É uma grande alegria para nós comemorar o aniversário de 7 anos do CDI ‘Irmã Dilma’, que conta com uma equipe especializada e preparada para atender nossos idosos, com a dedicação e o carinho que eles merecem”, ressaltou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Damasceno. As atividades começaram pela manhã, com alongamento acompanhado por professor de Educação Física da equipe do CDI e, em seguida, houve uma gincana com os idosos organizada pelo educador físico Fernando Alves. As atividades seguiram até as 14 horas. “Foi um momento para conhecer um espaço diferente, confraternizar e comemorar mais um ano de tantas ações importantes realizadas pelo serviço no cuidado com os idosos”, mencionou o secretário municipal.

A encarregada da unidade, Amanda Candeloro Cunha, agradeceu o empenho de toda a equipe do centro dia, que trabalhou incansavelmente para tornar o sonho da festa de aniversário em realidade. “Agradecemos aos parceiros Fernando Alves, personal e educador físico, Márcia Mariano dos Santos e Vanderlei Figueiredo que, graciosamente, cederam o espaço da casa de lazer ‘Recanto Feliz’. Também agradecemos a presença da técnica de referência Edna Mattos Santos, do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Damasceno, e da secretária-adjunta Rita Sartori Zafred. Sem o empenho e comprometimento de todos não conseguiríamos realizar esta linda festa”, afirmou a encarregada.

Longevidade ativa

“Como já falamos em outras oportunidades, nossa meta é promover o conceito de longevidade ativa, para que todo cidadão encare as diferentes fases da vida de forma saudável e autônoma. Ações como a comemoração do aniversário do equipamento estreitam os vínculos comunitários junto aos idosos, pois contribuem para a valorização da pessoa idosa, melhorando sua capacidade funcional e prolongando sua autonomia”, acrescentou o secretário da Assistência Social.

“Envelhecer com dignidade é um direito”, afirmou o prefeito de Marília, Daniel Alonso. O chefe do Poder Executivo complementou dizendo que, “é fundamental contribuir para que os idosos tenham vida longa, com independência e continuem ativos”. Para o prefeito, momentos como os do 7º aniversário do Centro Dia ‘Irmã Dilma’ remetem à união, confraternização e descontração. “São importantes nessa fase da vida, por isso parabenizo toda a equipe pelo excelente trabalho desenvolvido”, concluiu.

O CDI é uma unidade pública que oferta atendimento socioassistencial especializado a idosos. São oferecidos cuidados durante o dia, por meio de atividades básicas e instrumentais, complementares aos cuidados ofertados pela família. Podem frequentar idosos (ambos os sexos) a partir de 60 anos de idade, em situação de vulnerabilidade ou risco social, que realizam suas atividades de forma independente, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada. Os familiares dos idosos precisam estar trabalhando ou estudando, sem nenhuma disponibilidade de proverem os cuidados necessários.

Como acessar?

O objetivo do centro dia é oferecer atividades planejadas, que permitam a convivência em grupo, cuidados pessoais, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, autonomia, além de proporcionar orientação aos cuidadores e familiares. Para acessar o equipamento social, o próprio idoso ou familiar pode se dirigir até o local de funcionamento do serviço. Idosos também são encaminhados pela rede socioassistencial ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e via demandas de outras políticas públicas que atendam idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social. Em caso de indisponibilidade de vagas quando da procura, o nome do idoso ficará numa lista de espera. A lista é única.

Endereços:

Centro Dia ‘Anadir Hila’
Rua Urias Avelino de Moraes, nº 909 – Bairro César de Almeida
(14) 3415-3792

Centro Dia ‘Anos Dourados’
Avenida Brasil, nº 518 – Centro
(14) 3454-1327

Centro Dia ‘Irmã Dilma’
Avenida Durval de Menezes, nº 325 – Bairro Nova Marília
(14) 3316-6030

Fotos: Divulgação

Marília
nuvens quebradas
17 ° C
17 °
17 °
94 %
1.1kmh
52 %
dom
24 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
31 °
qui
30 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias