Caso Rafael Nadal fosse capitão da Espanha na Copa Davis Final 8, ele não se escalaria mais para jogar partidas de simples numa possível sequência da seleção no torneio em Málaga.
A lenda do tênis, de 38 anos, deu a declaração após perder na abertura do duelo de quartas de final para o holandês Botic van de Zandschulp, por 2 sets a 0 (parciais de 6-4 e 6-4).
Nadal, vale lembrar, está fazendo sua despedida profissional do tênis na Copa Davis, jogando diante da torcida espanhola.
“Eu não me escalaria”
“Não é minha decisão (jogar ou não), é por isso que temos um capitão (David Ferrer) e eu não sou o capitão”, disse Nadal na entrevista coletiva pós-jogo.
“Ele tomou a decisão hoje. Tomara que tenhamos a chance de avançar e, provavelmente após ver como foi hoje, a decisão de me escalar não funcionou e a saída mais fácil e talvez a correta é fazer uma mudança”.
É assim que eu penso. Se eu fosse o capitão, provavelmente eu faria uma mudança e não começaria comigo. Este é o meu sentimento. Mas, no final, a decisão não é minha e tenho certeza de que ele tomará a melhor decisão possível para o time
Rafael Nadal, em coletiva de imprensa pós-derrota
Alcaraz dá sobrevida a Nadal
A Espanha e Nadal ganharam uma sobrevida após Carlos Alcaraz vencer o holandês Tallon Griekspoor por 2 sets a 0 — parciais de 7-6 e 6-3 — e empatar o duelo contra a Holanda nas quartas de final da Copa Davis.
Agora, uma partida de duplas, prevista para 17h45 (de Brasília), vai definir o primeiro semifinalista da Copa Davis 2024. Alcaraz também está escalado para o duelo decisivo, fazendo dupla com Marcel Granollers, contra Wesley Koolhof e Botic van de Zandschulp.
Nadal evita pedir desculpas por derrota em possível “adeus”
Sobre o revés para Van de Zandschulp, Nadal afirmou que se sentiu preparado e jogou o melhor que pôde, mas que não iria pedir desculpas pela derrota naquela que pode ser sua última partida oficial.
Eu não pedir desculpas porque isso é um esporte e, às vezes, é assim que é. Eu dei meu melhor e entreguei tudo o que pude na quadra, como sempre fiz em minha carreira
Rafael Nadal
“Você só pode controlar sua atitude e sua energia. Eu não tenho nada, nenhuma lesão, nenhuma desculpa, eu não falaria que não estava pronto para jogar. Ele (Ferrer) decidiu me escolher e sou grato pela oportunidade que me deu”.
“Vou seguir trabalhando duro para caso o time precise de mim”
“Eu seguirei trabalhando duro para caso o time precise de mim de novo, se avançarmos”, concluiu Nadal.
Oito seleções disputam a Copa Davis Final 8 nesta semana, com a final marcada para domingo (24). Caso avance, a Espanha vai encarar Alemanha ou Canadá na próxima sexta-feira (22).
Fonte: www.cnnbrasil.com.br