spot_img
spot_img

A ascensão feminina na tecnologia

spot_img

Mais notícias

Quebrando barreiras em um mundo dominado por homens

 

A presença feminina na indústria da tecnologia está ganhando destaque, apesar dos desafios enfrentados em um ambiente tradicionalmente dominado por homens. Enquanto as estatísticas mostram que as mulheres representam a maioria da população brasileira, sua participação no setor tecnológico ainda está longe de ser equilibrada. De acordo com a Brasscom, apenas 36.9% dos profissionais no setor de tecnologia e comunicação são mulheres.

Embora nomes como Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Bill Gates sejam frequentemente reconhecidos como líderes na área tecnológica, figuras femininas pioneiras como Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo, e Grace Hopper, considerada a mãe da linguagem de programação, raramente recebem o mesmo destaque na literatura tecnológica convencional.

Apesar desses obstáculos, as mulheres estão mostrando sua resiliência e crescendo no campo da tecnologia. Um exemplo inspirador é a SuperGeeks, escola especializada em competências do futuro, liderada por três mulheres: Vanessa Ban, Cássia Ban e Tatiana Shiozaki.

Vanessa Ban, uma empreendedora com formação em letras, atua como CFO da SuperGeeks desde 2019, após fundar a marca com seu marido Marco Giroto em 2014. Cássia Ban, que começou na empresa como atendente ao cliente, agora ocupa o cargo de CEO, sendo responsável pelo crescimento e relacionamento com os franqueados. E em 2022, Tatiana Shiozaki, com sua experiência em administração e gerenciamento de projetos, assumiu o cargo de COO, impulsionando o desenvolvimento da marca no Brasil e no exterior.

Visionária e sabendo do potencial feminino, Ban defende a presença de mulheres tanto na educação tecnológica como no empreendedorismo, trazendo essa ideologia também às franqueadas da rede. “Liderar faz parte do ser mulher, que sabe criar um ambiente acolhedor e de engajamento, em um mercado tão masculinizado como o setor tecnológico”, afirma. “Queremos ter cada vez mais unidades comandadas por mulheres. Esse é um dos objetivos da rede”, completa.

Sobre a SuperGeeks
Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar as competências do futuro de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A SuperGeeks leciona para todas as idades a ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.

Marília
céu pouco nublado
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
42 %
2.4kmh
17 %
qua
28 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
31 °
dom
31 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias