spot_img
spot_img

 Docente do curso de Medicina da Unimar e Diretor Técnico do HBU, Dr. Carlos Henrique,  apresenta avanços na reparação de defeitos ósseos em defesa de tese de doutorado

spot_img

Mais notícias

Pesquisa pioneira do docente do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) e Diretor Técnico do Hospital Beneficente Unimar (HBU), Dr. Carlos Henrique Bertoni Reis, alcança aprovação em defesa de tese de doutorado na Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (USP). Com o título “Avaliação do uso do biopolímero heterólogo de fibrina e cerâmica sintética de hidroxiapatita/fosfato tricálcico, associado ou não à terapia por fotobiomodulação, no reparo de defeitos ósseos”, o estudo apresenta avanços no tratamento de lesões ósseas.

 

Segundo o docente, é uma grande alegria a conquista e que vai poder ser compartilhada com os acadêmicos para o crescimento profissional deles. “O término do Doutorado marca a conclusão de mais um capítulo da minha vida acadêmica. Esse título é apenas a consagração de muito esforço e dedicação. Desejo que com esse conhecimento eu possa ajudar ainda mais na formação dos meus alunos na Unimar”, destaca.

 

Em sua defesa, Dr. Carlos compartilhou os resultados dos estudos e experimentações, revelando uma abordagem inovadora para a reparação de defeitos ósseos. Sua pesquisa se concentrou no uso de um biopolímero heterólogo de fibrina em combinação com cerâmica sintética de hidroxiapatita/fosfato tricálcico, além de explorar os benefícios potenciais da terapia por fotobiomodulação. Os resultados sugerem que essa abordagem terapêutica apresenta resultados promissores na aceleração do processo de reparo ósseo.

 

Emocionado, Dr. Carlos destacou a importância de sua família e amigos nessa conquista. “A conclusão do Doutorado não é apenas uma vitória pessoal, mas uma conquista partilhada com todos que me apoiaram, principalmente a minha esposa e filhos. Gostaria muito de agradecer, também, meu orientador o Prof. Dr. Rogério Buchaim”, destaca.

 

A Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, destaca a felicidade dessa conquista. “Eu, como Superintendente do Hospital Beneficente Unimar, tenho muito orgulho de tê-lo na nossa equipe, inclusive no cargo máximo como gestor do nosso excelente corpo clínico. Extremamente qualificado, ele é um Diretor Técnico que faz jus ao espaço que ocupa, uma vez que consegue integrar qualidades acadêmicas, técnicas e científicas”, ressalta.

 

Ainda segundo Márcia, essas qualidades profissionais o fazem ter sucesso na academia, no hospital e durante o atendimento aos seus pacientes. “Atualmente no Hospital, Dr. Carlos Henrique é professor do curso de Medicina, o que faz com muita maestria, conciliando com os atendimentos humanizados a seus pacientes, com toda qualificação técnica e científica. Esse título é um motivo de muito alegria e merecimento Tenho certeza de que está sendo comemorado por todos os colaboradores do Hospital Beneficente Unimar que conhecem muito bem seu trabalho”, conta.

 

Dr. Carlos Henrique foi o primeiro mestre no Programa de Pós-graduação em Interações Estruturais e Funcionais da Reabilitação da Unimar, com a orientação da Profa. Dra. Daniela Buchaim,  defendendo a dissertação sobre a consolidação com base na utilização de biomaterial, com a utilização da fibrina derivada da cascavel para o processo de calcificação dos ossos.

 

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, conta sua alegria em participar dessa conquista. “Foi um dia extremamente feliz. Acompanhei de perto toda a formação acadêmica do Dr. Carlos Henrique. Uma tese extremamente inovadora, que acompanha as principais discussões da saúde e que foi muito bem defendida. Parabéns ao Dr. Carlos Henrique, ao Dr. Rogério e toda a equipe. A Unimar tem seu primeiro egresso do Mestrado Interdisciplinar em Saúde com tese de Doutorado defendida e, com certeza, ele contribuirá muito na Pós-graduação da Unimar, assim como já é referência na graduação” celebra

 

A banca examinadora foi composta pelos renomados docentes Profa. Dra. Maria Angélica Miglino, Prof. Dr. Geraldo Marco Rosa Júnior e Prof. Dr. Murilo Priori Alcalde. O orientador do Dr. Carlos foi o Prof. Dr. Rogério Leone Buchaim, o qual destacou a qualidade da pesquisa. “Estou extremamente feliz, foi uma belíssima defesa de tese. Agradeço demais ao Dr. Carlos Henrique e toda a família. A Unimar é importante na minha vida e esta defesa foi um marco importante aqui na USP também”, destaca Dr. Rogério.

 

O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, comemora esse importante momento. “Foi muito gratificante acompanhar a trajetória acadêmica do Prof. Dr. Carlos, carinhosamente Dr. Caique, titular da disciplina de ortopedia no Curso de Medicina da Unimar, sempre muito comprometido e envolvido com os alunos. Parabéns! Uma grande honra tê-lo na família Unimar. Não tenho dúvidas de que esta tese contribuirá muito na formação dos alunos, levando ainda mais conhecimento e inovação para a matriz do curso de medicina, destaca.

 

Marília
nublado
23.2 ° C
23.2 °
23.2 °
88 %
1.2kmh
100 %
seg
23 °
ter
27 °
qua
27 °
qui
25 °
sex
27 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias